Olivia Palito  Olive Oyl

Ultimamente a gente está uma onda de fazer bijus e acessórios – espero que vocês estejam curtindo porque nossos passeios a 25 de Março vão rendendo mais tutoriais. (Para os leitores e leitoras que são fãs de tricô, crochê e costura: não desistam, continuem voltando – em breve a gente coloca mais novidades. )

Mas voltemos às pérolas… O post de hoje é sobre este colar “a la Olívia Palito” que vimos na revista Spring (edição fevereiro 2010), que a Andrea trouxe da Liberdade. Aliás, o nome foi ela mesmo que deu. Apesar da moçoila da foto não estar de vermelho, o estilo do colar remeteu à gola branquinha do vestido da Olívia ( vejam essa foto da Olívia e confirmem vocês mesmos se parece). Enfim, a gente achou o colar ” babado” e bolamos nosso próprio tutorial. Vamos lá?

revista japonesa Spring colar original

Vocês vão precisar de:
. pérolas em dois tamanhos (eu usei pequenas e médias)
. fio de nylon ou linha para colares
. tesoura
. fecho de colar
. paciência ^___^

Pérolas e fio de nylon Pérolas a postos

Dica: Se você não tem pérolas avulsas, procure na sua caixinha de bijus antigos. As pérolas já foram e voltaram da moda tantas vezes que você há de ter um esquecido. Ou faça como eu, compre um colar baratinho, o meu veio de uma lojinha de importados por 10 reais. Tinha duas voltas, a de fora em pérolas grandes e a de dentro em um tamanho menor – perfeito para o que eu precisava. Só precisei desmanchar! Coloquei em um pratinho pra facilitar o trabalho.

Pérolas no fio de nylon Distância colar pérolas

1. Comece fazendo o colar-base, com as pérolas grandes. Vá colocando as contas e medindo até chegar em um tamanho bom – você decide o que gosta mais. Eu fiz um pouco mais largo que uma gargantilha, não gosto de coisas apertando o pescoço.

2. Quando chegar em um bom tamanho, reserve um espaço de aproximadamente 1 e 1/2 conta. Esse espaço é essencial para trabalhar depois com a segunda parte. Se você estiver usando um colar pronto como base, sugiro desmontar e montar com um novo fio para deixar esse espaço.

Pérolas pequenas e médias Matemática e as pérolas

3. Pegue um novo fio e comece a montar o segundo colar, agora com as pérolas de tamanho menor.

4. Coloque umas 20 pérolas e faça uma simulação do “babado” pra imaginar como vai ficar. Experimente várias combinações, por exemplo 8 pequenas a cada 3 grandes, ou 10 pequenas a cada 4 grandes, ou 12 pequenas a cada 5 grandes e por aí vai.

5. Agora vem a parte matemática! Pra quem não gosta de números, chame o pai, irmão, namorado ou aquela pessoa que adora Sudoku que essa etapa vai ser um desafio de lógica, hehe. Você vai ter de fazer a conta de quantas contas vai usar. Você pode até pular essa parte, mas daí vai ter de ser na base do acerto e erro, que leva mais tempo. Como referência, vou passar a cola do que fiz com o meu colar:
. 13 pérolas livres em cada ponta
. 10 pérolas pequenas para cada “babado”
. 4 pérolas grandes de “distância”
. 12 “babados”
. total de pérolas grandes: 12 x 4 + 13 + 13 = 74
. total de pérolas pequenas: 12 x 10 = 120

Colar de pérolas Olívia Palito Colar de pérolas pronto

6. Amarre a ponta do segundo fio no colar-base na altura de onde for começar o babado.

7. Coloque o número exato de pérolas pequenas e conte a distância de pérolas grandes. Dê um nó com o fio nesse ponto.

8. Coloque novamente o mesmo número de pérolas pequenas, conte a distância de pérolas grandes e dê um nó.

9. Repita a etapa 8 até completar o colar. Quanto menores as pérolas, mais paciência você vai precisar. Mas vale a pena – o colar fica uma graça!

Outra dica… pessoalmente não gostei de trabalhar com fio de nylon. Como ele tem “memória”, as vezes pode ficar meio torto ou não assentar direitinho. Aqueles fios especiais para colar devem dar um resultado mais legal. Só não testei ainda porque perdi minha paciência no domingo – foram 3 tentativas até eu chegar nesse tutorial. Mas um dia ainda vou trocar o fio. E também porque me sobraram pérolas médias – vou usar as perolonas do colar Lanvin-inspired pra fazer um grandão, quando ficar pronto eu mostro.

*****************
Também no Superziper: Todo mundo viu o vídeo que a gente fez ensinando a fazer o nó quadrado de macramê para o colar estilo Lanvin? Foi uma estreia dupla: abrimos nossa conta no Vimeo e demos inicio a era dos vídeos HD, yay!

Compartilhe:
  • Print
  • Twitter
  • Facebook
  • StumbleUpon
  • Google Bookmarks
  • del.icio.us
  • Digg