Colar Lanvin Inspired

Quem é que nunca desejou algum ítem fashion de luxo lá no Net-a-Porter ? Eu sempre estou dando uma espiadinha por lá em busca de referências (e babando). Ultimamente estou com um queda por acessórios e ando favoritando muita coisa. Um dos meus preferidos é este colar da grife Lanvin. Adoro a mistura de estilo clássico (pérolas) com o atual (fitas, nós). Além de chique, é super usável em qualquer ocasião. Como não tenho 500 dólares pra desembolsar nele resolvi entrar no espírito Carbon Couture e fazer em casa a minha versão do colar. Não gastei mais do que R$ 12,00 em material. Nada mal, né ?
O que usei de material ( tudo garimpado na boa e velha ladeira Porto Geral):
* Dezoito contas, tipo imitação pérola, de 1,5 cm de diâmetro. Achei na Pity Bijoux, eles têm a melhor variedade de cores e tamanhos de região. Fica na Ladeira Porto Geral 106 – sl 511- Centro.
* Dois metros de cordão de bijuteria fino encerado preto. Você encontra em qualquer lojinha de montagem de bijoux.
* Duas tiras de 60 cm de fita preta de gorgurão de 1,5 cm de largura.
* Fio de nylon, agulha e linha de costura preta.

Colar Lanvin Inspired Colar Lanvin Inspired
1) Passei as 18 pérolas pelo fio de nylon deixando alguma folga entre elas. Dividi o cordão encerado em 2 tiras de 1 m cada. Entrelacei as tiras de cordão encerado entre a tira de pérolas. Fiz usando este PAP de nó quadrado de macramê ( veja ‘Nó Quadrado’), que salvou a minha vida.

UPDATE 11/03 pra quem teve dúvida sobre os nós: Você tem que começar com quatro pontas do fio encerado ( dobre cada fio de 1m ao meio), e envolva a primeira pérola. Ai você separa dois pares de fios e alternando cada um deles, vai dando um nó quadrado entre o vão de cada pérola até completar com nós todos os 18 vãos. Deu pra entender ? Se não deu, aguenta aí.
UPDATE 20/03: Fizemos um video mostrando como se dá o nó.
Ao finalizar o entrelaçamento dei um nó simples no final e aparei as pontas.
2) Passei a ponta da fita de gorgurão na extremidade do colar e dei um nó simples envolvendo a a ponta do fio das pérolas.
Colar Lanvin Inspired Colar Lanvin Inspired
3) Para dar um acabamento e o nó não sair do lugar, dei uns pontinhos bem discretos com linha preta.
4) Cortei as pontinhas da fita em diagonal, só para ficar mais bonitinho na hora de amarrar. Uma frescurinha que faz diferença. Se quiser, passe um fio de cola de tecido nas pontas para não desfiar.
Colar Lanvin Inspired
Aí está o meu colar finalizado. A parte mais difícil foi, sem dúvida nenhuma, acertar o jeito correto de dar o nó que envolve as pérolas. Demorei umas duas horas tentando acertar no chute até que lembrei que podia ser um nó de macramê. Joguei no oráculo Google e resolvi a minha vida. O resto foi vapt vupt.
Variações:
* Substituir o cordão encerado por uma tirinha bem fina de malha cortada em viés. Fica mais próximo do visual do colar original.
* Usar fita de cetim no lugar do gorgurão. Aí eu usaria uma fita mais grossa, pra dar um ‘volumão’ no laço.
Como vocês usariam este colar? Eu faria uma produção mais dress down. Um colar assim serve pra dar um toque chic numa camiseta estilo ‘podrinha’. Aí você coloca um jeans (pode ser shorts ou calça) e, se estiver frio, um boyfriend blazer ou cardigã compridão por cima. Acho lindo! Ah, e pra complementar vale a leitura deste post da Oficina de Estilo que tem dicas sobre como usar (e coordenar) colarzinhos e colarzões.
Gostaram ? Comprei mais materiais lá na 25 (chatons e correntes) que estou pensando em usar para fazer outros maxi colares. Aguardem que vem mais PAP de bijoux por aqui !
************
Também no Superziper: Fazendo a linha mas romântica/feminina, também fiz este colar de renda vintage engomada.
Compartilhe:
  • Print
  • Twitter
  • Facebook
  • StumbleUpon
  • Google Bookmarks
  • del.icio.us
  • Digg