Powered By Blogger

domingo, 18 de setembro de 2011

O algodão colorido da Paraiba


O algodão branco e o algodão colorido


Vocês já ouviram falar no algodão colorido? Não gente, não é algodão tingido, é algodão que já nasce colorido. Ficaram surpresos? Essa é uma história muito interessante que vale a pena ler e conhecer, porque quem gosta de produtos artesanais e ama a natureza, sabe da importância desse projeto que merece ser mais divulgado.

Ao contrário do que vocês possam pensar, o algodão que já nasce colorido não foi criado em laboratório, nem alterado geneticamente. Os algodões coloridos já existiam desde antes de Cristo em vários outros países também. O que houve, é que produtores sempre optaram pela fibra branca porque facilitava o tingimento na indústria textil. Foi na década de 80 que a Embrapa patrocinou pesquisas, e sementes de antigos pés foram coletadas no interior da Paraíba e outros estados do Nordeste. Essas sementes foram para um banco de genes e os genes sim foram fortalecidos e aprimorados para poder retornar à lavoura.

Técnico da Embrapa entre os pés de algodão


O processo todo é bem antigo e longo, e em permanente crescimento, mas o que importa é que hoje o cultivo de algodões coloridos recuperou a economia do interior do estado da Paraíba, desde a agricultura familiar, até as associações de tecelãos que usam essa fibra para produzir peças artesanais. E isso aconteceu dessa forma tão marcante aqui no estado, porque no ano de 2000 as empresas têxteis daqui tiveram que encontrar uma saída para a concorrência do estado vizinho que estava prejudicando as tecelagens. Sabendo das pesquisas da Embrapa, as empresas se organizaram num cooperativa e foi feita uma opção pelo algodão colorido. Atualmente já são 35 cooperados na Coopnatural sustentando essa cadeia produtiva de sucesso. Bacana, né?


Boneca de algodão colorido anti-alérgico Roupas infantis em algodão colorido


E querem saber o que mais? O melhor de tudo isso é que esse algodão não polui porque dispensa toda a etapa de tingimento que é super prejudicial para o meio ambiente. E por não ser tingido, esse algodão é indicado para bebês e pessoas alérgicas, mas já ganhou um mercado enorme pela qualidade e diferencial de design. Eu acho que esse é um desses círculos perfeitos.

Quem quiser saber mais detalhes técnicos e também o histórico detalhado de tudo isso, visite o site da Natural Fashion, que lá está tudo bem explicadinho e ainda tem um catálogo de peças lindas. Aconselho também a leitura desse texto do Sebrae que mostra a evolução da cooperativa.

Esse não é um post patrocinado, eu realmente acho que a Coopnatural e seus cooperados merecem divulgação.

Fotos e vídeo: Natural Fashion

Nenhum comentário:

Postar um comentário